domingo, 1 de junho de 2008

Brincadeira gera desenvolvimento em criança


0
*I Bahia
r


Crianças em creche na capital baiana. (Foto: Reprodução/TV)

Assista ao vídeo desta matéria

Pula-pula, pega-pega, amarelinha. Quem não se lembra de uma brincadeira da infância? Brincar é sinônimo de diversão, mas ao mesmo tempo é fundamental para o desenvolvimento do menino ou da menina. A brincadeira é tão importante que a Unesco escolheu este sábado (31), o último do mês de maio, para comemorar o Dia Internacional do Brincar.

Sozinhos ou em grupo, os alunos de uma escola pública no Calabar aproveitam a meia-hora do recreio para se divertir. No espaço pequeno, as brincadeiras antigas, como cabo de guerra, levam a descobertas. Sem perceber, eles aprendem regras que devem ser respeitadas, se querem ter amigos para brincar. E principalmente aprendem a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso.

Têm adultos que ainda duvidam, mas brincar é coisa séria e não um simples passatempo. Se uma criança não consegue brincar, sinal de que não está bem. 'Se a criança não brincar ela fica triste, não fica animada', declara a pequena Larissa Silva, 9 anos. Segundo a professora Nilza Santos, 'o brincar é importante porque promove a socialização com os colegas'.

Brincar com os coleguinhas é a diversão preferida também dos estudantes de uma escola particular no bairro do Caminho das Árvores. Além da coordenação motora, brincando a criança desenvolve habilidades visuais e auditivas, criatividade e inteligência.

'Na hora que a criança quer brincar e ela não encontra espaço para essa brincadeira, algo vai ficar como uma lacuna', explica a professora Larissa Machado.

Nenhum comentário: